Localizado em Abu Dhabi, o icônico Aldar HQ, o prédio redondo que cobre uma área de quatro campos de futebol e tem 125 metros de altura, foi inspirado em uma concha colocada perpendicularmente ao solo.
Um dos desafios enfrentados na sua construção foi a estabilidade do edifício, que necessitou de dois pontos onde a fachada do prédio ficasse apoiada ao solo para criar o equilíbrio perfeito.
Outro desafio foi o de construir a ilha, o local escolhido para a construção foi dentro do mar, e foi preciso drenar areia do próprio mar para a construção, visto que a areia do deserto não é a mais apropriada, muito fina escorregaria leito abaixo. Enquanto isso escavadeiras trabalhavam 24 horas por dia aplanando o solo, após oito meses a etapa foi concluída.
O prazo para a construção do Aldar HQ foi de 30 meses, sendo impossível a conclusão da planta antes de iniciar a construção do arranha-céu, a sua construção foi então sobreposta ao projeto. Dessa forma as fundações foram construídas antes mesmo de saber com certeza o que viria acima.
Um mês após o projeto ser iniciado, as equipes de fundação chegaram ao local para começar o trabalho, os problemas da areia solta e da grande pressão exercida pela água, exigiram que fosse construída uma barreira sólida chamada de Muro Diafragma, uma barricada de concreto, afim de conter a deslocação da areia e água, o que garantiu que o solo do lado de dentro fosse removido.
A fundação é formada por cerca de 400 pilares de concreto, a metade desses pilares desempenha o papel de manter a fricção com o solo, segurando a estrutura nas rochas e na areia, a outra metade penetra mais abaixo nas rochas dissipando as cargas do edifício.
Acima da fundação foi colocado um tipo de bloco de concreto, chamado de plataforma flutuante que cobre uma área de 12 metros cúbicos de concreto, que é responsável pela distribuição das forças pesos do prédio sobre os pilares da fundação.
A forma única do edifício, age como uma vela de barco, sofrendo grandes cargas de vento, foi preciso então fazer testes aerodinâmicos para entender como seriam as cargas de vento sobre a fundação.
Para segurar toda a estrutura, o prédio possui dois centros de concreto que garantem a estabilidade, reforçados com 6500 toneladas de aço que irão transferir as cargas até os pilares, foi necessário que ambos fossem construídos como duas peças únicas, para que as forças fossem sendo distribuídas por igual. A construção total dos centros durou seis meses.
Após a construção dos centros a forma dinâmica do arranha-céu começou a sair do papel. Foi feito um exoesqueleto de aço, que faz a ligação entre os centros, distribui as cargas e torna possível a visão do arquiteto.
O Aldar HQ conta com 85 banheiros, era preciso um exército de encanadores, afim de agilizar o trabalho foram usados módulos pré-fabricados de banheiros, que foram levantados por guindastes e colocados nos centros.
A estrutura conta com duas fachadas que cobrem uma área do tamanho de cinquenta e duas quadras de basquete, e uma terceira superfície circular que se junta às duas, separando-as como que um zíper e distribuindo-se ao longo de 290 graus.